Já escolheu o seu primeiro dia sem tabaco?

O tabagismo constitui a principal causa de morte evitável e um dos principais problemas de saúde pública.

É responsável pela morte de aproximadamente 6 milhões de pessoas por ano, 1 pessoa a cada 6 segundos, e cerca de metade dos atuais fumadores morrerá de uma doença relacionada com o consumo do tabaco. Se não forem implementadas medidas urgentes, poderá ser responsável por 1 bilião de mortes durante o século XXI.

Os benefícios para a saúde que a cessação tabágica promove são numerosos, tanto do ponto vista fisiopatológico como sintomático, com diminuição importante do risco associado à maioria das doenças ligadas ao tabagismo, qualquer que seja a idade do fumador.

A promoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis na população deve ser encarada como uma prioridade!

A maioria dos fumadores quer deixar de fumar mas não consegue devido à dependência da nicotina, uma das cerca 6000 substâncias constituintes do fumo do cigarro. No presente, o tratamento mais eficaz para a cessação tabágica combina o aconselhamento e o suporte comportamental com a farmacoterapia.

Assistir um fumador na cessação tabágica pode implicar apoio durante várias tentativas. A maioria das recaídas ocorre nos primeiros 3 meses e metade nos 2 primeiros dias de cessação, pelo que é crucial o seguimento durante este período.

Marque a sua consulta aqui.

 
 dra nivalda min

Dra. Nivalda Pereira

Médica de Família Formação Especializada em Cessação Tabágica